quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Eleição do Crea-SP será no dia 8 de novembro

23 de outubro de 2011

Cinco candidatos concorrem à presidência do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), cuja eleição ocorrerá em 8 de novembro, das 9h às 19h. Aproximadamente 315 mil profissionais estão habilitados para comparecerem às urnas disponíveis em inspetorias da entidade. Na última semana, um dos candidatos, o engenheiro civil com especialização em segurança de trabalho, Amaury Hernandes, 52 anos, esteve em O Imparcial para falar sobre sua proposta de trabalho.

Entre as bandeiras defendidas pelo engenheiro está a fiscalização efetiva do exercício das profissões da área de atuação do Crea, com vistas na valorização dos profissionais e na proteção da sociedade em relação a obras irregulares, sem acompanhamento de profissional competente, que só em Prudente chegam a 3,5 mil. Ele também quer dar transparência na gestão da entidade, com prestação de contas de tudo o que é arrecadado e desenvolvido na entidade; informatizar o conselho, para amenizar a burocracia e morosidade na expedição de documentos e outros serviços; e promover melhorias no atendimento nas cerca de 200 inspetorias.

"Lutaremos também pela aprovação no Congresso Nacional do Projeto de Lei 6.994/02, que torna crime o exercício ilegal da profissão, e exigiremos que o governo deixe claro as leis de entrada de imigrantes no País", diz. "Essa última medida visa defender os brasileiros que perdem postos de trabalho para estrangeiros. Queremos reciprocidade, ou seja, que tudo o que for exigido em determinados países para entrada e trabalho de brasileiros seja exigido aqui também". Cita que só em 2010, cerca de 12 mil estrangeiros vieram trabalhar no Brasil.

O engenheiro expõe que pretende mudar a gestão do Crea, buscando a participação de entidades e associações de engenharia com foco na promoção de debates, cursos, palestras voltadas para a qualificação, valorização e união dos profissionais. "O mote da minha campanha é mudança, afinal, o Brasil está crescendo, o que abre espaços cada vez mais consideráveis para a engenharia. Nesse sentido, precisamos de um órgão que realmente fiscalize o exercício da profissão para que o mesmo não seja pirateado e para que a população não sofra com obras mal feitas". Hernandes visitou o jornal acompanhado do presidente da Delegacia Regional do Sindicato dos Engenheiros do Estado, Manoel Carlos de Moraes Guerra, o vice-presidente do sindicato, Dalton Mello, e o suplente e delegado sindical da entidade, João Francisco Heitzmann Neto.

Candidatos

Além de Hernandes, concorrem à presidência do Crea, o engenheiro civil Francisco Yutaka Kurimori, o engenheiro agrônomo Pedro Shigueru Katayama, o engenheiro civil Carlos Sakai e o engenheiro civil e técnico em mineração Maurício Tadeu Nosé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário