Qua, 28 de setembro de 2011
Esteve em Araraquara um dos candidatos a presidência do CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), o engenheiro civil com especialização em segurança do trabalho, Amaury Hernandes, 52. As eleições no dia 8 de novembro, das 9 às 20 horas.
Hoje Amaury preside a Delegacia do Sindicato dos Engenheiros em São José do Rio Preto e sua ligação com Araraquara se deve ao fato de ter sido professor nas Faculdades Logatti, além de ter sido, entre outras atividades, secretário municipal de Trânsito e Transportes em São José do Rio Preto e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Olímpia. Além disso, recebe o apoio do sindicato local por querer mudanças efetivas no Crea, como o cumprimento de seu principal papel que é o de fiscalizar.
Mas para implantar essas mudanças não é fácil, pois, segundo ele, a eleição é marcada pela baixa participação dos profissionais. Para se ter uma idéia, dos 315 mil profissionais aptos a votarem no Estado de São Paulo, apenas 6% têm comparecido às urnas para votar. "Com essas visitas queremos estimular o aumento na participação".
Esse baixo índice, segundo ele, se deve à insatisfação dos profissionais com a forma que o Crea-SP vem sendo dirigido nos último 20 anos, tanto que se candidatou para mudar o estado de coisas e transformar a instituição num órgão que atenda os profissionais.
O trabalho principal do Crea é fiscalizar o exercício profissional, legal ou ilegal, aqueles que estão exercendo a profissão e não estão aptos a isso, ou não são profissionais, ou mesmo não estão em dia com a anuidade, não têm atribuição para exercer outra atividade, não permitindo que leigos exerçam a profissão.
Amaury ainda conta que brigou muito para que a eleição fosse realizada pela internet através de uma senha onde o profissional poderia acessar o sistema do Crea e votar online, mas que os atuais dirigentes foram contra.
Apoio de Araraquara
Amaury recebe o apoio na cidade através do Sindicato dos Engenheiros em Araraquara. O diretor da instituição, Mário Luiz Donato, conta que em Araraquara os profissionais votam na Associação dos Engenheiros, pois ali funciona uma unidade do Crea. "O voto não é obrigatório, mas vota quem estiver com anuidade em dia", conta acrescentando que historicamente o Conselho tem diminuído o número de urnas, prejudicando o processo eleitoral. "Temos em Araraquara 2.200 eleitores e apenas uma urna, sendo que em 2005 eram cinco urnas. Já sugerimos que essa votação fosse descentralizada para facilitar a votação, mas não conseguimos, pois quem determina a colocação ou não das urnas é a comissão eleitoral do Crea, escolhida pelos atuais mandatários."
Nenhum comentário:
Postar um comentário