A plenária do Crea-SP, realizada em 15/09/2011, aprovou a relação de locais de votação proposta pela Comissão Eleitoral Regional - CER, homologando apenas 371 deles, em todo o Estado de São Paulo, para as eleições do Sistema Confea/Creas de 8 de novembro próximo.
Para piorar, a distribuição desses locais não corresponde à natural concentração dos profissionais em cidades ou empresas. Na Capital, por exemplo, com 88.300 aptos a votar, há apenas 21 urnas.
Essa decisão é antidemocrática, ilegítima e comprometedora!
Antidemocrática porque não facilita o exercício do voto e sua coleta, dificultando a participação eleitoral dos profissionais.
Ilegítima porque contraria, com o processo eleitoral já desencadeado e as expectativas criadas, o anseio unânime dos profissionais.
Comprometedora porque permite justificadas dúvidas sobre lisura e pertinência.
Devido a essas determinações - que precisam ser revistas - os profissionais paulistas terão sua participação limitada, seus votos desconsiderados ou impossibilitados e sua influência no sistema diminuída.
É preciso rever, enquanto é tempo, tais medidas para garantir democracia, ampliar a legitimidade e recuperar a transparência do processo eleitoral.
Comprometemo-nos com mais esta luta.
Amaury Hernandes
Candidato à presidência do Crea-SP
Álvaro Cabrini
Candidato à presidência do Confea
Absurdo!
ResponderExcluir