Caros colegas,
A elevada insatisfação dos profissionais com a forma que o Crea-SP vem sendo dirigido nos últimos anos é o motivo principal da nossa candidatura à sua presidência. É claro que essa candidatura não se resume apenas a um desejo ou decisão pessoal. Ela é fruto de um amplo debate e reflete a vontade de diversos setores de todo o Estado de São Paulo, envolvendo os profissionais das esferas públicas e privadas.
Há muito que, excetuando-se os poucos que se beneficiam da condução nociva do Crea-SP, os profissionais questionam a sua finalidade e sofrem com sua omissão, sobretudo nas questões mais candentes como uma efetiva fiscalização ao exercício profissional e defesa do mercado de trabalho. Aqueles que precisam dos serviços do Crea-SP conhecem bem o péssimo atendimento a que são submetidos pelo anacronismo tecnológico do sistema e pela morosidade na tramitação de processos ou obtenção de documentos.
O Crea-SP, na sua concepção atual, tornou-se um órgão que, não obstante conte com uma receita anual de grande monta, não cumpre seu papel de fiscalização como deveria, não atende às necessidades dos profissionais e, tampouco, as da sociedade, finalidade pela qual foi criado o sistema. Hoje, ao profissional jurisdicionado cabe apenas o dever da anuidade obrigatória e o pagamento compulsório de taxas. Ou seja, um processo cartorial perverso, marcado pela falta de transparência nas suas gestões financeira e administrativa, ao qual precisamos pôr um fim.
É hora de darmos um basta definitivo a esse estado de coisas!
Em 8 de novembro vamos votar para resgatar o Crea-SP e transformá-lo numa instituição à altura das categorias que abrange e colocá-lo a serviço da sociedade. Uma instituição que reflita a nossa importância enquanto profissionais da área tecnológica e o que representamos para o desenvolvimento do nosso país e à qualidade de vida da população.
A jornada por mudanças que agora iniciamos será crítica, repercutindo o que ouvimos dos profissionais por todo o estado de São Paulo. Por outro lado, ela será também propositiva e aberta, apresentando propostas e abrindo espaços para todos os que estiverem dispostos a participar deste processo de recuperação do Crea-SP.
Queremos, desde este início de campanha, deixar registrado o nosso compromisso intransigente pela dignidade e valorização dos profissionais.
Grato pela atenção e seja bem-vindo(a) a este decisivo esforço pela mudança.
Um forte abraço!
Amaury